Arte Popular de Ana a Zé
Arte Popular Portuguesa de Ana a Zé é um projeto destinado à pesquisa, à documentação e à divulgação das artes populares portuguesas. Apresenta dois objectivos fundamentais: em primeiro lugar, a construção de um arquivo digital que reúna informação sobre os principais artistas populares (do passado e do presente) através das suas biografias; em segundo lugar, pretende entender como as artes populares em Portugal respondem aos desafios da globalização, ou seja, como respondem às demandas turísticas e patrimoniais que caracterizam o mundo contemporâneo.
O projeto iniciou em 2016 e é desenvolvido em parceria com a galeria Cruzes Canhoto e a Switch digital e o apoio financeiro da Direção Regional de Cultura do Norte. Pode ser acedido em: www.artepopularportuguesa.org
Museu Comunitário
O Museu Comunitário foi um projeto que consistiu na criação de um museu efêmero feito inteiramente com objetos cedidos pela comunidade local. Após um período de pesquisa de campo junto da população residente – que vivia à volta do Largo da Rua Chã, no Porto – foi criado um museu que procurou refletir sobre a forma como as pessoas representavam os lugares onde viviam através de conjuntos de objetos. O objetivo foi estimular o debate em torno dos conceitos de patrimônio, identidade e representação, tanto para as pessoas que emprestaram os objetos quanto para os visitantes do museu.
O Museu Comunitário foi criado e desenvolvido em 2015 por Maria Manuela Restivo e João Moreira, com a colaboração de Luciano Moreira, Nuno Ferreira e Vera Carmo. A estrutura do Museu foi projetada e construída por Patrick Hubmann e Diana Sá. O projeto contou com o apoio financeiro da Câmara Municipal do Porto no âmbito do programa Locomotiva.