Cadernos do Alhures #01. Cosmologias do acaso
Os Cadernos do alhures baseiam-se na experimentação da prática e da escrita etnográfica, cruzando os territórios da etnografia, da arte, da literatura e da ficção. O primeiro número dos cadernos, intitulado Cosmologias do Acaso, explora algumas das formas através das quais o acaso é entendido e vivenciado na sociedade contemporânea.Pesquisa, texto e entrevistas: Maria Manuela Restivo
Obras de: Alexandre Delmar, Mantraste, Miguel Carneiro e Susana Amaral
Design gráfico: Raquel Pais
Edição: livros do alhures/Casa do vinhal
Ano de publicação: 2025
Moringue vazio não carrega só vento
Este livro é uma homenagem ao moringue. Reúne exemplares históricos de diferentes coleções públicas e privadas existentes em Portugal com os moringues de 27 artistas e ceramistas contemporâneos, criados em resposta a um convite lançado por Felipa Almeida. Procurou-se evidenciar quer a diversidade de formatos estéticos, quer a dimensão simultaneamente funcional e decorativa que o moringue carrega.
Coordenação e textos: Felipa Almeida e Maria Manuela Restivo
Fotografia e design: Filipa Pinto da Silva
Edição: Felipa Almeida e livros do alhures/Casa do vinhal
Ano de publicação: 2025
Coleções #2. António Carmelo Aires
Segundo livro de uma série dedicada à divulgação de coleções particulares de arte popular portuguesa. O presente volume explora a coleção de António Carmelo Aires que reuniu, ao longo de várias décadas, um dos mais relevantes conjuntos de objetos de arte popular. Dentro destes, destacam-se os núcleos dedicados às cerâmicas do Redondo e à arte pastoril, bem como um conjunto significativo de carteiras de missangas e utensílios antigos de cozinha.
Coordenação: Maria Manuela Restivo e Felipa Almeida
Conceção gráfica: Rui Silva
Edição: Casa do Vinhal – Estúdio do alhures e Felipa Almeida
Ano de publicação: 2025
Coleções #1. Felipa Almeida
Primeiro livro de uma série dedicada à divulgação de coleções particulares de arte popular portuguesa. O presente volume explora a coleção de Felipa Almeida, colecionadora e curadora residente em Lisboa. A sua coleção é composta essencialmente por obras de cerâmica, tradicional e contemporânea, que foi reunindo ao longo dos últimos anos. Para além de exemplares da olaria tradicional portuguesa, encontram-se nomes como Querubim Lapa, Maud Téphany ou Hunchback Society.
Coordenação: Maria Manuela Restivo e Felipa Almeida
Conceção gráfica: Rui Silva
Edição: Casa do Vinhal – Estúdio do alhures e Felipa Almeida
Ano de publicação: 2024